Our Recent Posts

Tags

Nenhum tag.

Porque você deve escolher Direito Empresarial para a segunda fase do seu Exame de Ordem?

Começamos nosso texto conscientes de que a partir daqui lutaremos contra um mito, uma lenda urbana que tomou conta do imagináriocoletivo, o medo do Direito Empresarial na prova da OAB. Mas de onde surgiu esse mito?

Durante muito tempo o Direito Empresarial foi o queridinho da segunda fase, a disciplina que muitos escolhiam pelos mais variados motivos (alguns deles são motivos óbvios para que você escolha essa disciplina para a sua segunda fase no exame de ordem). Mas o que fez com que essa história mudasse?

No XIII Exame de Ordem, realizado em abril de 2014 foi cobrada uma malfadada contestação a um pedido de falência onde só de preliminares havia uma quantidade que inviabilizava a resolução da prova no tema proposto, ou seja, essa peça foi um ponto fora da curva, assim como seu índice de reprovação (98,2%) o que assustou muitos candidatos daí em diante.

Mas, e de lá pra cá, o que tem acontecido? de lá pra cá nada mais assustou, a prova de empresarial passou a ser uma calmaria, não por peso na consciência da banca, mas sim pela própria natureza dos procedimentos e peças típicas dessa disciplina, o que coloca o empresarial no mapa de possibilidades para a sua segunda fase! Na verdade, se prestar bem atenção, coloca como uma das mais viáveis possibilidades (a não ser claro, que você seja "do crime" ou adore o Direito Público, coisas assim, nesse caso siga seu destino).

Observando o histórico após o XIII vemos peças como Ação de Execução por Quantia Certa, petição inicial de ação de cobrança pelo procedimento comum, Incidente de desconsideração da personalidade jurídica, Contestação, Embargos à Execução, etc. Ou seja, o Direito Empresarial assusta muito mais pelas lendas que povoam o imaginário do que pelo seu poder destrutivo!

Então, porque não tentar? Vamos encarar?

Se não conseguiu absorver tudo o que podia na sua graduação venha com a gente, vamos preparar não só para essa aprovação no exame de ordem, mas, também para sua atuação nesse lucrativo e desguarnecido ramo do Direito!

www.fredericofleischer.com.br

#Exames #Dicas #Estudos #Empresarial #DireitoEmpresarial #Examedeordem #Segundafase

©2019 by Professor Frederico Fleischer.